Quem vai ao oftalmologista já deve ter se perguntado por que é preciso dilatar a pupila antes das consultas. Muitas pessoas reclamam, já que não é possível enxergam bem depois de sair da visita ao médico e talvez seja um dos procedimentos mais temidos, por trazer algum desconforto.
Segundo o Médico Oftalmologista Dr. Tiago Araujo Rocco, o exame é realizado para aumentar propositalmente o tamanho das pupilas durante a consulta oftalmológica, assim, o médico consegue examinar completamente a saúde do nervo óptico e da retina, possibilitando diagnósticos precoces.
Vale dizer que “a dilatação da pupila, também conhecida como midríase, geralmente, é necessária em pacientes mais jovens, em média abaixo dos 36 anos. Essas pessoas devem realizar a refração (medição do grau) com a pupila dilatada, já que é comum que ocorram mais alterações no grau de refração neste período”, explica o Doutor Tiago.
Os principais efeitos são fotofobia (sensibilidade à luz) e dificuldade de visão (principalmente para perto). Esses dois sintomas desaparecem gradualmente. Uma dica legal é o uso de óculos de sol após o exame oftalmológico, pois ajuda a diminuir o desconforto.
Ademais, o Dr. Tiago Rocco salienta que não é possível saber se o oftalmologista vai dilatar a pupila ou não antes de chegar à consulta: “Por isso, sempre aconselhamos que os pacientes levem acompanhantes quando vão ao médico, já que após a dilatação a visão pode ficar turva por um período mínimo de 3 a 4 horas”, conclui.