Você sabia que o mês de Junho é conhecido como “Junho Violeta”? O Médico Oftalmologista, Dr. Ramy Bachio Ghandour explica e chama a atenção para os cuidados sobre a perda de visão progressiva provocada pelo Ceratocone, principalmente nos mais jovens.
Muitas doenças oculares surgem em decorrência do envelhecimento, mas algumas delas aparecem bem cedo, como é o caso do Ceratocone. Esse distúrbio provoca uma mudança na estrutura da córnea, que fica em formato de cone, alterando a capacidade visual. É uma enfermidade genética, que se desenvolve na adolescência.
Doença degenerativa provoca afinamento e aumento de curvatura da córnea.
Como suspeitar do ceratocone?
Esses são alguns dos sintomas do ceratocone:
· Queixa de diminuição da visão na infância e adolescência;
· Mudança frequente de óculos;
· Hábito crônico de coçar os olhos;
· Alergias (rinite alérgica, sinusite);
· Olhos sempre vermelhos e inflamados;
· Síndrome de down, turner, marfan, amaurose de leber, retinose pigmentar;
· História familiar de ceratocone;
· Diminuição súbita da visão com dor, fotofobia e lacrimejamento (hidropsia aguda é a ruptura da membrana de descemet que pode ocorrer em pacientes com ceratocone gerando um edema corneano agudo);
· Aumento muito frequente da miopia e do astigmatismo.
Como é feito o diagnóstico do ceratocone?
O diagnóstico é feito através de exame biomicroscópico com lâmpada de fenda. Outros exames utilizados para esse diagnóstico são retinoscopia (reflexo em tesoura) e principalmente, pela topografia (ou tomografia) corneana, que pode demonstrar um aumento de curvatura associado a astigmatismo irregular.
O Dr. Ramy concluí que como toda e qualquer alteração ocular, patológica ou não, quando identificada precocemente apresenta melhor prognóstico. Existem tratamentos para o ceratocone, que devem ser recomendados e acompanhados por um especialista.
Importantíssimo visitar um Médico Oftalmologista anualmente, as Clínicas de Olhos Oftalmomed está presente em vários bairros de São Paulo, Venha nos visitar!
Esperamos que a nossa reflexão sobre a importância de identificar o ceratocone precocemente tenha ajudado você. Agora, que tal dividir a sua opinião sobre essa questão?
Participe, deixando o seu ponto de vista nos comentários abaixo.
Comments